Resumo:
O estudo sobre: Educação Ambiental e A arte na educação têm como objetivo compreender a relação entre Arte e Educação Ambiental, além de inserir nos processos educativos temas que discutam e promovam a melhoria do ambiente e da qualidade de vida. Com base nesta finalidade, o estudo objetiva identificar a arte como fonte de conhecimento na E.E.F.M. São Sebastião, especificamente no 1º ano do Ensino Médio, bem como, conhecer a arte de reciclar como expressão de conhecimento. O que implica a necessidade de compreender a diversidade cultural que cerca toda a comunidade escolar, através de uma complexa rede de informações. Pode-se dizer que, a metodologia utilizada embasada na pesquisa bibliográfica norteada pelos estudos dos autores como: Barbosa (1997), Bueno (2008) e Zagonel (2008), além de pesquisas em artigos científicos, periódicos que subsidiaram os estudos. Conclui-se que, Arte/Educação Ambiental promove o desenvolvimento cognitivo dos alunos possibilita a aquisição de novos conhecimentos inseridos no contexto artístico. Neste sentido, no que diz respeito a arte, pode-se constatar na escola que esta favorece o desenvolvimento das percepções dos indivíduos. Além de poder libertar os alunos da ignorância sobre eles próprios na sociedade, capacitando-os para identificar os significados das artes, bem como, compreender a cultura dos vários povos. Portanto, é necessário conhecer a inter-relação entre os saberes e uma ampla visão que integre educação ambiental e a arte.
Descrição:
MONTEIRO, Marluce de Sales. Educação ambiental através da arte na escola: um novo olhar em relação ao meio ambiente. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.