Resumo:
A presente pesquisa teve por finalidade investigar sobre a produção e percepção ambiental dos resíduos sólidos pelos alunos na Escola Arthur Virgínio de Moura, Matinhas-PB, buscando analisar como os mesmos compreendem e agem no meio ambiente que os envolvem. A dependência que os seres humanos têm dos recursos naturais, impõem uma reflexão sobre nossas organizações socioeconômicas, que deveriam estar baseada em um desenvolvimento sustentável. A educação assume um papel fundamental para unir os conhecimentos teóricos e promover ações que ofereçam um equilíbrio ambiental. A pesquisa foi realizada através de levantamento bibliográfico, de visitas “in loco”, registro fotográfico, pesagem do lixo e questionários aplicados a alunos do ensino médio, a merendeiras e funcionários de serviços gerais. A quantidade de lixo produzida diariamente soma um montante de 17.066,66 kg de resíduos em um ano letivo, fato que torna pertinente esse trabalho uma vez que nos leva a refletir o porquê de tanto lixo ser produzido em um espaço educativo onde os conceitos de meio ambiente, economia e desenvolvimento social são trabalhados, levando a uma reflexão sobre o papel da Escola quanto à formação de cidadãos conscientes e ativos na sociedade, em busca de uma melhoria de vida para todos, uma vez que o modelo de desenvolvimento adotado pela sociedade contemporânea, que assumiu o consumismo como motor de um sistema capitalista que faz uso exaustivo dos recursos naturais, promove desequilíbrios que põe em risco a própria sobrevivência humana.
Descrição:
ROCHA, Kátia Fernandes da. Análise dos resíduos sólidos produzidos na Escola Arthur Virgínio de Moura, município de Matinhas-PB. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.