Resumo:
O presente trabalho monográfico resulta de pesquisas e reflexões realizadas no decorrer da formação inicial da autora no Curso de Pedagogia PARFOR/UEPB– Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - na cidade de Campina Grande/PB. No cenário nacional, cresce a discussão em torno da formação do professor da educação básica justamente pela convicção de que essa formação está diretamente relacionada à qualidade da educação brasileira. É nesse contexto que surgem os cursos de formação docente inicial em serviço; na perspectiva de melhoria da educação básica pública, a partir do que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96), considerando a urgência na formação do professor. A pesquisa, que se configura em um estudo de caráter exploratório e está embasada nos estudos de Ferreiro (2001), Castro (2007), Veiga (2011), Souza (2002), dentre outros, procurou compreender o processo de formação do profissional da educação implementado pelo MEC, através da CAPES, para os professores em exercício, proporcionando a formação exigida pela LDB. Neste estudo, partiu-se de uma investigação reflexiva cuja proposta cumpre o papel de acompanhar o andamento do Programa PARFOR com relação à vida acadêmica do docente na busca do aprimoramento profissional e de uma melhor qualidade do ensino na educação do país. Para tanto, procedeu-se uma revisão da literatura sobre a formação do professor da educação básica, bem como foi aplicado um questionário a um grupo de professores concluintes do Curso de Pedagogia PARFOR/UEPB. Concluiu-se que para se pensar em uma Educação que dê conta da complexidade dos sujeitos sociais que chegam à Escola, é necessário um maior investimento na formação inicial dos professores. O PARFOR é, apenas, uma iniciativa no meio de tantas outras urgentes e necessárias.
Descrição:
MATOS, Lucimar Barbosa Pereira. A formação de professores em foco: uma análise da contribuição do curso de pedagogia/PARFOR para a prática dos professores da educação básica. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.