Resumo:
As experiências vividas pela criança tendem a se caracterizar pela confusão entre a vida privada e a vida pública e por um fosso tecnológico entre as gerações subverte a relação de verticalidade entre adultos e crianças. A tecnologia tem um papel fundamental como ferramenta articuladora e promotora na troca de experiências na família, na escola e na sociedade. A mídia pode ser inserida em sala de aula através dos recursos didáticos. O uso das mídias nas escolas públicas atualmente reflete na utilização de internet, computadores, televisores, materiais impressos, rádio, programas televisivos que estão disponíveis em grande parte das escolas para serem inseridos nos planejamentos de aulas diferenciadas para o alcance dos objetivos educacionais. O presente trabalho com o intuito de analisar a interferência das tecnologias educacionais nas metodologias dos professores do ensino fundamental na cidade de Santa Helena – PB, verificando a ocorrência deste uso metodológico e o relacionamento destes meios com a aprendizagem dos alunos no campo da geografia segundo as perspectivas dos professores do universo de estudo a ser contemplado. E importante que o docente veja a tecnologia como elemento determinante de novas práticas e novas formas de relacionamento aluno-professor ajudando reciprocamente na troca de saberes.
Descrição:
ROLIM, Francineuda Gomes. O uso das tecnologias da educação como instrumento facilitador das ações pedagógicas no ensino de Geografia no ensino fundamental do município de Santa Helena. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.