Resumo:
O presente trabalho tem como eixo norteador a reflexão sobre a problematização que envolve os processos de leitura e escrita, focalizando principalmente, o que diz respeito à "leitura: da compreensão à produção textual". Procura identificar as principais dificuldades e competências que regem esse processo e relacionar as causas que impedem essa compreensão. A partir de uma base teórica consistente e pertinente, conhecer e compreender melhor os fatores que levam ao insucesso o ensino da leitura e da escrita na educação básica, refletindo a importância fundamental desses instrumentos no processo de ensino-aprendizagem e na formação do educando enquanto sujeito do mundo. Este estudo foi focalizado em três classes de 5° ano do ensino fundamental da E.E.E.F. Dr. João Navarro Filho, no bairro Valentina de Figueiredo, em João Pessoa (PB). Após ter sido feita a análise de atividades escritas pelos alunos e alunas do 5° ano (mostra das três turmas), foi feita a pesquisa do referencial teórico de acordo com os aspectos relevantes com o tema. Para tanto, dialogou-se com Freire (1989), (1996), Mortatti (2004), Martins (1994), Antunes (2009), entre outros.
Descrição:
CORREIA, Maria Edlene. Leitura e escrita: da compreensão à construção textual: uma experiência pedagógica na E.E.E.F. Dr. João Navarro Filho. 2014. 40f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.