Resumo:
A presente pesquisa procura contextualizar a Educação à Distância e apresentar a importância
do trabalho dos professores nesse processo de aprendizagem dos alunos. Como também
fundamentar os elementos que compõem o contexto do seu trabalho, descrevendo o papel do
professor e compreender sua relação e interação com os alunos. Com objetivo de identificar
algumas características dos docentes que fazem o papel de mediador no ensino da modalidade
à distância e verificar as dificuldades encontradas por eles na execução do seu trabalho como
professor. E na percepção desses docentes, qualificar o desenvolvimento dos estudantes
mediante essa forma de ensino diferente do habitual e identificar possíveis dificuldades dos
alunos em resposta a utilização da EAD no ensino-aprendizagem. Metodologicamente este
estudo é de natureza descritiva e como técnica de coleta de dados é utilizada a aplicação de
um questionário. A sua abordagem é quali-quantitativa e na análise dos dados é utilizado o
método estatístico descritivo. O universo da pesquisa é constituído pela Universidade
Estadual da Paraíba e nesse sentido, são sujeitos da pesquisa os professores do curso de
Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, das
disciplinas do módulo EAD.
Descrição:
PAIVA, Lytzameire Bezerra Carneiro. O papel do professor no ensino à distância do curso de especialização em fundamentos da educação/UEPB: um estudo de caso. 2014. 50f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.