Resumo:
Esta pesquisa visa inserir o jogo xadrez como matéria acadêmica obrigatória para as escolas estaduais, utilizando esta ferramenta com o objetivo de melhorar e desempenho acadêmico para os alunos, matéria separada das demais disciplinas. Para isso através de pesquisa quantitativa e qualitativa, através de questionários foi feita pesquisa de campo entre as escolas estadual E.E.E.F.M. Escritor Horácio de Almeida e Escola Municipal Luiza Lina Lobo; identificar o jogo xadrez como ferramenta pedagógica; analisar os benefícios do jogo lúdico no contexto acadêmico; apresentar dados que mostrem a importância da escola estadual utilize este jogo xadrez como matéria acadêmica comparando as escolas pesquisadas. O resultado da pesquisa mostrou uma boa aceitação dos alunos para os alunos das escolas estaduais perante o jogo xadrez, eles consideram importante ter aulas de xadrez, acreditam que suas notas possam melhorar jogando o jogo; comprovados na pesquisa das escolas municipais, os quais os alunos perceberam os benefícios por causa do jogo lúdico e tenho a convicção que o xadrez será um ótimo auxílio de desenvolvimento cognitivo para os alunos das escola estadual e posteriormente para outras.
Descrição:
CAVALCANTI, Augusto de Oliveira. Xadrez na escola:um olhar para o ensino e aprendizagem. 2014. 55f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014