Resumo:
A presente monografia tem como propósito analisar, na literatura pertinente, mediante pesquisa bibliográfica, as questões relacionadas com a identidade docente do professor do ensino fundamental I nos dias atuais. Autores de renome foram consultados na bibliografia disponível, tais como: Morin (2004), Perrenoud (2002)Tardif (2002), entre outros. Nos tempos atuais, as novas tecnologias da informação e comunicação têm influenciado e contribuído substancialmente para que grandes mudanças aconteçam nos conceitos norteadores da educação, exigindo do professor constante aprimoramento. A escola contemporânea exige do docente competência para o ensino dentro da nova realidade globalizada. A identidade docente, portanto, tem que ser construída de bastante saberes, teoria e prática. Não obstante as adversidades e as dificuldades encontradas pelo profissional educador, desde o salário, muitas vezes irrisório, até à falta de reconhecimento dos poderes constituídos, dele é requerido que esteja devidamente atualizado para que possa desenvolver o seu trabalho em sala de aula. Essas e outras questões pertinentes estão, nesse trabalho, analisados.
Descrição:
OLIVEIRA, Thelma de Lacerda. Identidade docente do professor de ensino fundamental. 2014. 35f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014