Resumo:
O ensino da Geografia na Educação Básica Brasileira deve ser um meio de
despertamento dos educandos para a importância de construir um olhar mais atento às
transformações que ocorrem no espaço e, com isto, contribuir para a formação cidadã
crítica e participativa desses na sociedade. Para isso, o presente estudo teve como
objetivo principal trazer uma reflexão teórica sobre práticas pedagógicas dos
professores de geografia e, se essas têm contribuído com a preparação cidadã dos
educandos. Para alcance do objetivo proposto foi feito um estudo comparativo, do
ensino público e privado, por meio da aplicação de questionário com educadores e
educandos. Após análise dos resultados, traçou-se o perfil dos educadores geógrafos e
educandos, especificando a visão e a prática dos educadores sobre seu próprio
entendimento da importância do saber geográfico, sua aplicação no processo de
ensino-aprendizagem e como vem se refletindo nos educandos do Ensino Básico.
Encerra-se com apresentação de estratégias eficazes que ajudem a reverter os
pensamentos e ações equivocadas.
Descrição:
MENESES, Micheline Costa de. Identidade Construção do saber geográfico na educação básica e a formação de cidadãos: uma abordagem do processo de ensino. 2014. 35f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014