Resumo:
Este trabalho versou sobre as interações das línguas, ou seja, um olhar sobre a dimensão social na construção da leitura. A indagação central consiste em verificar as atividades práticas de leitura que potencializam o domínio da leitura e possibilita o desenvolvimento pleno do aluno. O incentivo à leitura sempre foi uma tarefa árdua e desafiadora para o professor em suas aulas de leituras. Infelizmente, ainda não encontramos a 'formula' exata para desenvolver no aluno o interesse pelo universo das leituras. Mas, o que se pode e deve fazer como estímulo fundamental, é apresentar o "valor" exultante que a leitura traz para as pessoas que dela fazem uso e, o seu progresso na abertura de 'portas' para um futuro eficaz e próspero na vida do cidadão que lê. E para alçar esse objetivo fez-se necessário: compreender historicamente o fenômeno da leitura; conhecer as funções sob as várias dimensões; identificar as possibilidades de leitura no ambiente escolar e analisar como o aluno reage às práticas pedagógicas de leitura em sala de aula. Este trabalho visa analisar o processo de entendimento da leitura que norteiam as atividades nas atitudes e ações de cunho literário como prioridade no Ensino Fundamental, e priorizar a prática de leitura baseada num viés interacionista, uma vez que concebe a leitura como um processo do qual participa o leitor, o seu contexto e conhecimento de mundo, bem como o autor do texto e, este, por sua vez, deixa “pistas” ao longo do texto para tornar possível a atribuição de sentidos.
Descrição:
LUCENA, Luzia. Interação entre as línguas na dimensão social da leitura. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.