Resumo:
A Educação do Campo constitui na atualidade brasileira, uma temática que tem exigido esforços de pesquisadores em direção a estudos e reflexões que contribuam á construção de novas perspectivas e novos desafios. O presente trabalho aborda a questão da Educação do Campo no Brasil, tendo como foco as interrelações entre família, escola e sociedade discutindo como vem se dando o processo até os dias atuais, descrevendo aspectos relevantes na luta dos movimentos sociais, dos órgãos governamentais, no que toca, por exemplo, a relação com a educação popular. Este estudo baseia-se na realização de uma pesquisa bibliográfica buscando compreender a trajetória e o posicionamento do Estado em relação as práticas educativas dos que trabalham e residem no meio rural. Torna-se relevante conhecer este percurso, levantando os diálogos presentes e seu envolvimento com as diversas áreas do conhecimento que tratam a temática e suas particularidades. Vem constando que a inclusão da Educação do Campo caminha lentamente. Aos poucos professores estão começado a acreditar na aprendizagem do reconhecimento da diversidade do campo. Acredita-se que questões pertinentes às pessoas do setor rural são difíceis de serem tratadas, por envolverem vários aspectos sociais: o governo, a sociedade, a profissionalização dos professores e o preconceito.
Descrição:
LIMA, João de Assis Batista de. Educação do campo: perspectivas e desafios. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.