dc.contributor.author |
Egídio, Maria do Desterro |
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dc.date.accessioned |
2014-11-21T13:34:53Z |
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dc.date.available |
2014-11-21T13:34:53Z |
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dc.date.issued |
2014-11-21 |
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dc.identifier.issn |
CDD 370 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6300 |
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dc.description |
EGÍDIO, Maria do Desterro. A educação que liberta na concepção de Paulo Freire. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Essa monografia tem por objetivo analisar as contribuições político-pedagógicas de
Paulo Freire para a educação brasileira. Pretende-se partir de uma concepção do homem
como o próprio autor apresenta em obras como “Educação e mudança” (2006),
enquanto agente de transformação social via educação, para compreender a sociedade,
já que não podemos separar o homem do seu ser social, ou seja, do meio em que vive.
Partindo desses pressupostos, procura-se também nesse trabalho, abordar o método
Freire, descrevendo suas etapas e ressaltando o seu pensamento revolucionário, que
institui uma nova relação entre educador e educando, conforme o livro
“Conscientização: teoria e prática da libertação” (2006). Enfim, trata-se das
contribuições pedagógicas de Paulo Freire para a sociedade brasileira, abordando as
bases para a educação libertadora em contraposição a uma educação bancária com
velhos métodos arcaicos e manipuladores, conforme a “Pedagogia do Oprimido”
(2011). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Otacílio Gomes da Silva Neto |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Humanização |
pt_BR |
dc.subject |
Mudança social |
pt_BR |
dc.title |
A educação que liberta na concepção de Paulo Freire |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |