Resumo:
O uso das tecnologias na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil, é ainda um
assunto pouco abordado nos campos teóricos educacionais. Este trabalho de pesquisa parte
da necessidade de analisar as práticas pedagógicas das turmas de jovens e adultos de uma
escola pública brasileira, mais especificamente sobre o processo de inclusão digital entre os
jovens e adultos. Objetivo, neste trabalho de pesquisa, é o de descrever um relato de
experiência sobre o uso da tecnologia e a prática pedagógica dos professores da Educação de
Jovens e Adultos (EJA), numa escola da rede estadual de Serra Branca - PB, em salas de
aulas do ensino médio como suporte pedagógico ao docente para o combate ao
analfabetismo, incluindo também o analfabetismo digital. Pretende-se, com isso, situar a
problemática no cenário escolar local e propor a construção de ideias que venham a repensar
as políticas educacionais para a área, estabelecendo que em nossa atual sociedade o processo
de inclusão social integra também a inclusão digital, e esta é, hoje, condição essencial para a
inserção no mercado de trabalho e nas relações sociais. Através da descrição da experiência
vivenciada pelos autores, analisa-se o uso (ou não uso) dos recursos tecnológicos nas
práticas pedagógicas observadas e reflete-se sobre a realidade contemporânea da Educação
brasileira, demonstrando seu descaso com a EJA. Destacamos que a pesquisa se caracteriza
como uma pesquisa bibliográfica, descritiva, de campo como 0bservação participante e
qualitativa – evidenciando relatos e trabalhos realizados pelos docentes dessa escola. Com
relação aos resultados, elucida-se, o descaso com o ensino de jovens e adultos e a falta de
preparo dos docentes para o uso das tecnologias em Educação como recurso didático e
pedagógico. Percebe-se que a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, longe de um lugar
privilegiado nas pautas em discussão de nossos políticos, segue como a maioria das
problemáticas educacionais brasileiras: dissonantes entre os discursos políticos e suas
realidades.
Descrição:
GOMES, Eliane Carvalho. Tecnologias na educação de jovens e adultos: por uma análise sobre práticas pedagógicas. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.