Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo analisar e compreender o processo pelo qual a
linguagem escrita formal vem sofrendo transformações no universo das séries iniciais no ensino médio, tendo como ponto de partida para a
investigação bibliográfica, as experiências vividas na Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio Inovador Senador José Gaudêncio. Mudanças essa cada dia mais presentes em nosso cotidiano de educador. Através de literatura diversa,
buscaremos compreender como os novos meios de comunicação e socialização:
redes sociais, etc. vem contribuindo de forma cada vez mais latente para essa nova
forma de expressão escrita. Diante das situações vivenciadas no cotidiano da sala
de aula, e diante da analise dos inúmeros debates ocorridos no mundo acadêmico,
busca-se com a presente pesquisa, compreender como esta “Linguagem Virtual”
vem interferindo no universo escolar, nas formas de escrever e falar e perceber
quais as dificuldades que os educadores enfrentam para adaptar-se ou não a essa
nova realidade. Quais as transformações mais visíveis que a internet trouxe para a
relação leitura-escrita e como os gêneros digitais poderiam ser utilizados, visando
um ensino de leitura mais crítico e a uma produção de texto mais contextualizada
nos componentes curriculares do universo escolar.
Descrição:
OLIVEIRA, Ana Rita de Sousa. As transformações da escrita formal com o surgimento das tecnologias. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.