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Em uma época marcada por diversas transformações, incertezas e competitividade,
pensar em educação pressupõe-se pensar a formação docente e a prática
pedagógica com qualidade. Assim sendo, no contexto das reformas educacionais
que vêm acontecendo nas últimas décadas no Brasil, a atenção com a formação dos
professores toma importância singular, uma vez que a profissionalização da
docência tem-se constituído um problema crucial na educação do país. Assim
sendo, o presente estudo tem como objetivo discutir o processo de formação de
professores, considerando que a formação não se constrói apenas por acumulação
de cursos, conhecimentos ou técnicas, mas sim através de um trabalho de
reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma
identidade pessoal, conforme defende Nóvoa (1997). Trata-se de uma pesquisa
bibliográfica, tendo como base os estudos realizados por Perrenoud (1993), Cunha e
Góes (1994), Freire (1996), Nóvoa (1997), Garcia (1999), Corrêa (2000), Leitão
(2004), Leite (2011), Bandeira (2006), dentre outros. Os resultados da pesquisa
indicam que faz-se necessário que o docente esteja preparado para superar o
caráter técnico-instrumental do ensino na direção de um trabalho educativo com
base numa formação crítica-reflexiva. |
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