UEPB - Repositório Digital

Reflexão sobre a formação de professores e prática docente na contemporaneidade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Francisca Viana
dc.date.accessioned 2014-11-21T16:45:04Z
dc.date.available 2014-11-21T16:45:04Z
dc.date.issued 2014-11-21
dc.identifier.issn CDD 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6304
dc.description ALVES, Francisca Viana. Reflexão sobre a formação de professores e a prática docente na contemporaneidade. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Em uma época marcada por diversas transformações, incertezas e competitividade, pensar em educação pressupõe-se pensar a formação docente e a prática pedagógica com qualidade. Assim sendo, no contexto das reformas educacionais que vêm acontecendo nas últimas décadas no Brasil, a atenção com a formação dos professores toma importância singular, uma vez que a profissionalização da docência tem-se constituído um problema crucial na educação do país. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo discutir o processo de formação de professores, considerando que a formação não se constrói apenas por acumulação de cursos, conhecimentos ou técnicas, mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal, conforme defende Nóvoa (1997). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base os estudos realizados por Perrenoud (1993), Cunha e Góes (1994), Freire (1996), Nóvoa (1997), Garcia (1999), Corrêa (2000), Leitão (2004), Leite (2011), Bandeira (2006), dentre outros. Os resultados da pesquisa indicam que faz-se necessário que o docente esteja preparado para superar o caráter técnico-instrumental do ensino na direção de um trabalho educativo com base numa formação crítica-reflexiva. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Soraya Maria Barros de Almeida Brandão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Reflexão pt_BR
dc.title Reflexão sobre a formação de professores e prática docente na contemporaneidade pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta