dc.contributor.author |
Oliveira, Mércia Cavalcante Costa de |
|
dc.date.accessioned |
2014-11-21T16:53:09Z |
|
dc.date.available |
2014-11-21T16:53:09Z |
|
dc.date.issued |
2014-11-21 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 371.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6308 |
|
dc.description |
OLIVEIRA, Mércia Cavalcante Costa de. O portador da Síndrome de Down e o ensino de leitura e escrita: um estudo de caso. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Partindo do ponto de vista do desenvolvimento da política nacional de inclusão, apregoada pelas leis brasileiras durante as últimas décadas, esse trabalho buscou discutir até que ponto essas novas concepções e paradigmas educacionais voltados à pessoa com deficiência foram efetivos de modo que no contexto educacional estejam sendo, efetivamente, desenvolvidas ações que garantam aos alunos o direito de aprender, e de não apenas ser incluído em um universo diverso que não atenda às reais necessidades deste aluno. Nesse limiar, objetivou analisar as condições de ensino e aprendizagem apregoados pela política de inclusão de portadores de necessidades educacionais especiais, com ênfase aos portadores de Síndrome de Down, a partir da visão de três educadoras envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de uma criança portadora de Síndrome de Down incluída em uma escola regular. Caracteriza-se, pois, como uma pesquisa exploratória e descritiva, partindo de um estudo de caso cujos dados foram obtidos através da aplicação de questionários semiestruturados e entrevista direta. As discussões foram subsidiadas teoricamente pelos estudos de BUENO (1999), COLL (2006), SASSAKI (1999), SCHMITT (2007), SCHWARTZMAN (2003). Os resultados
demonstram que muito se tem progredido no desenvolvimento de uma inclusão efetiva, principalmente no que diz respeito à consciência da capacidade de aprendizagem dos alunos com Down. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Ariane Kércia Benício de Sá Barreto |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Síndrome de Down |
pt_BR |
dc.title |
O portador da Síndrome de Down e o ensino de leitura e escrita: um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |