Resumo:
O ensino de produção textual sempre foi visto como uma tarefa que cabia apenas ao
professor de Português. Porém, desde a década de 90, com a introdução de novas perspectivas
teóricas e metodológicas no ensino brasileiro, vem-se percebendo a importância da
interdisciplinaridade e contextualização a fim de propiciar um ensino mais significativo,
através do qual o aluno possa relacionar os conteúdos, posicionar-se e mesmo propor soluções
aos diversos problemas que a vida cotidiana impõe. Nesse trabalho, pretendemos contribuir
para a reflexão e consequente atuação do professor na sala de aula, propondo orientações
gerais para planejar o ensino e parâmetros para avaliação de produção textual do aluno no que
respeita a conteúdos de Biologia. Dessa forma, procuramos elaborar um conjunto de
orientações sobre o ensino e avaliação de produção textual referente a conteúdos de Biologia,
estabelecendo alguns parâmetros que podem ser utilizados pelo professor de Biologia para
avaliar a produção textual dos estudantes, principalmente do Ensino Médio. A corrente teórica
a qual nos afiliamos, nesse estudo, é a interacionista sócio-discursiva, a qual considera
linguagem como uma atividade sócio-historicamente situada, ligada às práticas sociais do
sujeito.
Descrição:
MEDEIROS, D. G. de.
Produção textual no ensino de Biologia. 2012. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.