UEPB - Repositório Digital

A importância do uso das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem: uma revisão de literatura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bezerra, Maria Alves
dc.date.accessioned 2014-11-21T16:57:04Z
dc.date.available 2014-11-21T16:57:04Z
dc.date.issued 2014-11-21
dc.identifier.issn CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6310
dc.description BEZERRA, Maria Alves. A importância do uso das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem: um revisão de literatura. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A presente monografia, cujo tema é a Importância do uso das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula como ferramenta no processo ensino e aprendizagem: uma revisão de literatura, traz como objetivo principal analisar a importância do computador como instrumento de interação, integração e mediação no processo ensino e aprendizagem no âmbito da sala de aula, identificando fatores que contribuem para a dificuldade do uso do computador como instrumento didático-pedagógico, estabelecendo a relação pedagógica do computador com os conteúdos ministrados em sala de aula pelo professor, descrevendo fatores que tornam o uso do computador como um importante recurso didático na prática do ensino e aprendizagem. Os constantes desenvolvimentos das tecnologias contribuem para o surgimento de várias ferramentas que auxiliam nas inovações técnicas e científicas em todas as áreas do conhecimento. Na educação este auxilio pode ser utilizado na prática pedagógica, facilitando a construção do conhecimento dos docentes e discentes. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho constituiu de uma pesquisa bibliográfica a partir da leitura e fichamento de textos em livros, revistas, artigos, periódicos e meios eletrônicos. A pesquisa revelou a relevância e inegável presença dos recursos tecnológicos como uma ferramenta presente no contexto educacional; que estes recursos tecnológicos podem ser usado com um recurso para auxiliar o professor no seu processo didático-pedagógico e na construção de suas aulas; que este mecanismos são indispensável na prática pedagógica e como um instrumento para ser usado no aprimoramento e melhora da prática pedagógica por oferecer uma gama de informações a partir das quais os conhecimentos teóricos podem ser enriquecidos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Alice Rodrigues Sobreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologias na educação pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title A importância do uso das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem: uma revisão de literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta