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O presente trabalho aborda discussões sobre a tríade: sujeito, identidade e cultura na escola, a partir da perspectiva de que o sujeito é o elemento integrador e ativo dentro do processo de ensino-aprendizagem, na construção do conhecimento social, histórico e cultural e na interação entre sociedade e escola. Autores como Hall (2006), Santos (2006), Kroelber (2009) e Laraia (2009) dentre outros, contribuíram para a apreensão de que a aprendizagem significativa se faz não apenas com a transmissão de informações e conteúdos, mas colaboram elementos e práticas da cultura e da arte. Com base no estudo de caso, realizou-se a pesquisa documental em arquivos, observações direta, conversas informais com alunos, professores e funcionários, apreendendo informações relevantes para o desenvolvimento das atividades pedagógicas realizadas na Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira, através do “Projeto Façarte”. Este, congrega todos os sub-projetos desenvolvido anualmente na referida instituição de ensino de forma interdisciplinar contemplando todas as áreas do conhecimento. Partiu-se do pressuposto de que o papel da escola contemporânea é oportunizar aos educandos a construção de sua identidade a partir tanto das informações que a escola agrega no seu currículo escolar para a formação intelectual do sujeito, quanto da elucidação da cultura e da arte para a formação do sujeito. |
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