Resumo:
As especificidades pedagógicas no meio rural, de situação social difícil para educandos onde famílias sobrevivem da agricultura, revelam a importância do trabalho docente para as comunidades envolvidas na manutenção de suas tradições e na busca de uma melhoria da qualidade de vida através da Educação do Campo. Adotada nos últimos quinze anos, em termos de políticas públicas no nosso país, a educação do campo traz, no seu referencial base, a compreensão da diversidade considerando as contradições e limites dessa prática educacional, onde a educação não se desvincula da sua sobrevivência ou existência no meio rural inserindo o Estado no âmbito das conquistas de acesso à escolarização. A Educação Rural, atualmente, oficializada como Educação do Campo e sua prática pedagógica em sala multisseriada, é nosso tema principal, e serve para refletir a prática docente, com destaque para o trabalho desenvolvido pelo Professor Francisco Lima da Silva, da comunidade rural do Sítio Bé, município de Cajazeiras-Paraíba, onde com todas as dificuldades enfrentadas, tem na sua prática profissional a admiração de todos os colegas de Cajazeiras e é reconhecido como um profissional exemplar, que de forma simples exalta a importância da profissão Professor no espaço rural há trinta e dois anos. Para melhor compreensão desse contexto, recorreu-se como aporte teórico aos autores Maria Isabel Antunes-Rocha (2012), Bernardo Mançano Fernandes (2012), Clésio Acilino Antonio e Marizete Lucini (2007), Mônica Molina (2004), Carlos Henrique S. Medrado (2012), entre outros.
Descrição:
SILVA, José Iran da. Professor e profissão: a importância da docência na zona rural com turma multisseriada. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.