Resumo:
Tomando por base a questão da identidade pós-moderna que se encontra
fragmentada, descentrada e contraditória, de acordo com Hall (2006), o presente
estudo tem como objetivo analisar, de que modo foi construída/se constrói a
identidade profissional do professor de língua portuguesa que atua na escola básica,
na contemporaneidade. Tratou-se de uma investigação que se inscreveu no
paradigma da pesquisa qualitativa, empregando como eixo metodológico o método
autobiográfico – relatos construídos por 05 professores e 10 alunos da Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio Odilon Nelson Dantas em Cuitegí/PB. O
estudo apoiou-se teoricamente nos Estudos Culturais, mais precisamente
pressupostos de Hall (2006), Bauman (1987), Silva (2011), Woodward (2011) sobre
identidade cultural e diferença e nos Estudos Pedagógicos sobre identidade
profissional e práticas escolares de SILVA (2004), CASTELLS (1999), BRZEZINSKI
(2002), DUBAR (1997) e os saberes docentes TARDIF (2002), GAUTHEIR (1998) e
outros. Os dados produzidos pelo estudo revelam que alguns professores
ingressaram no magistério motivado por diferentes fatores. Para uns, de ordem
pessoal e material e outros ingressaram na carreira docente por motivos subjetivos.
No geral, não construíam um perfil identitário para, a partir deste, se inserir no
magistério. A maioria oscila entre a antiga identidade de professor, o transmissor de
conteúdos e as novas identidades docentes, a de facilitador, parceiro, construtor do
conhecimento, um retrato da crise de identidade. Mas se mostram preocupado com
a ressignificação do seu desenvolvimento profissional e valorizam os saberes
construídos e reconstruídos no decorrer do processo de formação inicial e
continuada. Já os alunos, vêem o professor de português como aquele que domina a
gramática e os ensina a falar e escrever bem, enfim, um transmissor das regras
gramaticais, ainda uma identidade fixa.
Descrição:
SILVA, Jairo Galdino da. Estudos culturais e educação: a identidade profissional do professor de língua portuguesa na contemporaneidade. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.