dc.description.abstract |
O trabalho com a música tem se mostrado cada vez mais necessário e relevante na Educação Infantil, uma vez que pode oferecer importantes contribuições para o desenvolvimento da criança e proporcionar momentos significativos de aprendizagem. Neste sentido, um questionamento central orientou este estudo: qual o espaço da música na sala de aula de Educação Infantil? Como objetivo principal, interessou-nos investigar o trabalho desenvolvido por professores com a música em uma sala de aula da Educação Infantil. Especificamente, buscamos conhecer o trabalho desenvolvido com a música na sala de aula da Educação Infantil; identificar o olhar do professor sobre a inserção da música na sala de aula, bem como analisar as possíveis contribuições da música para o desenvolvimento da criança. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de campo, visto que fomos à sala de aula em busca das situações de ensino/aprendizagem pautadas no trabalho com a música. O estudo de caso se mostrou pertinente para esta pesquisa, investigamos a sala de aula de uma professora do Pré I. Além das observações feitas na sala de aula, das imagens capturadas das vivências dos alunos, utilizamos um questionário para compor nosso corpus de análise. Para discutir as questões referentes à música, tomamos como base os estudos de Britto (2003); Nista-Piccolo e Moreira (2012); Mateiro e Ilari (2011); Zagonel (2012) e Ponso (2014); Nadal (2011), dentre outros. Os dados revelaram que a música tem conquistado o seu espaço na Educação Infantil e o professor tem buscado cada vez mais estratégias para inseri-la na sala de aula contribuindo para uma aprendizagem significativa dos alunos, oportunizando momentos de interação, socialização, além do desenvolvimento da coordenação motora, atenção, da capacidade de ouvir, bem como da oralidade das crianças. |
pt_BR |