Resumo:
Com a disseminação das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) na sociedade contemporânea, surgem novos desafios no contexto escolar. Sendo assim, é primordial compreender como os docentes estão se inserindo nesse processo, e se a utilização das NTICs está contribuindo efetivamente para aprendizagem dos discentes. Este trabalho versa sobre as questões referentes às NTICs na prática docente dos professores de Geografia do Ensino Médio, ponderando sobre as possíveis dificuldades que os docentes encontram na sua prática e quais as abordagens metodológicas utilizadas no processo de ensino aprendizagem mediadas por estes instrumentos tecnológicos. Neste contexto, temos como objetivo principal investigar se as NTICs estão inseridas na prática docente do professor de Geografia do Ensino Médio em escolas públicas e de que forma se dá essa aplicação. Como embasamento teórico nos ancoramos em Barbosa et al (2004), Cysneiros (1999), Moran (2004, 2007), Vieira (2003), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o que as prescrições dizem sobre a aplicabilidade das NTICs em sala de aula. Esta pesquisa é um estudo de caso e se insere no paradigma qualitativo-interpretativista. Foi desenvolvida no contexto de professores de Geografia do ensino médio de escolas públicas e nossa coleta de dados efetivou-se por meio de uma entrevista virtual e da aplicação de um questionário sociocultural. A partir dos resultados obtidos, a pesquisa demonstra que alguns professores reconhecem a necessidade do uso das NTICs na sala de aula, utilizando essas tecnologias de maneira satisfatória, contribuindo para aprendizagem dos alunos, no entanto uma parte desses professores ainda utiliza essas tecnologias de maneira superficial, apenas como um recurso didático para a exposição de conteúdos de forma tradicional.
Descrição:
ANDRADE, Jane Cristina de. As novas tecnologias da informação e comunicação e o uso pedagógico pelo professor de geografia em sala de aula. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.