Resumo:
Dentre as pesquisas que discutem a melhoria do Ensino de Física encontram-se aquelas que permeiam os campos das tecnologias da informação e comunicação, buscando promover a aproximação da realidade tecnológica, vivenciada pelos alunos, ao estudo da ciência. Pretende-se apresentar a ciência de uma maneira que permita ao aluno observar, interagir e, principalmente, compreender os fenômenos da natureza. Para isso, a utilização de recursos como vídeos, pode ser um novo caminho para apresentar conteúdos e discussões acerca de temas de difícil compreensão, explorando outras competências que desejamos para os alunos, ao estimulá-los e motivá-los no estudo da física e demais ciências. Nesse sentido, este trabalho propõe investigar sua utilização na sala de aula a partir da abordagem histórica, por estes apresentados, para discutir aspectos da Natureza da Ciência, pois nessa aproximação de tecnologia ao Ensino de Física, se faz necessário a elaboração do material didático associado a outras ferramentas para atribuir sentido a sua utilização e não recair apenas na utilização de tecnologia.Analisamos as características da historiografia da ciência que são exploradas nos vídeos, considerando que a História da Ciência pode contribuir para a formação crítica do aluno, além de ser uma abordagem que foge da rotina de livros-texto e enriquece as aulas com materiais que podem ser adequados aos estudantes e apresentamos alguns exemplos e possíveis utilizações de vídeos que possibilitam a exploração de aspectos historiográficos e apontamos “boas” escolhas de recursos midiáticos que estejam em concordância com seus objetivos educacionais.
Descrição:
SOUZA, Rafaelle da Silva. Mídias digitais e abordagem histórica no ensino de física: alguns exemplos e possíveis utilizações. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.