UEPB - Repositório Digital

Ensino-aprendizagem da física no ensino médio: perspectivas e desafios

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Reinaldo Nunes da
dc.date.accessioned 2014-11-25T11:38:18Z
dc.date.available 2014-11-25T11:38:18Z
dc.date.issued 2014-11-25
dc.identifier.issn CDD 530
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6322
dc.description SILVA, Reinaldo Nunes da. Ensino-aprendizagem da física no ensino médio: perspectivas e desafios. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho tem como foco principal o Ensino e aprendizagem da Física sob a ótica dos alunos da escola Estadual de ensino médio José Rocha Sobrinho- CEPES-BN-1 serão apresentados os resultados de uma investigação que tem por objetivo principal evidenciar quais são as dificuldades encontradas pelos alunos do Ensino Médio na aprendizagem dos conceitos físicos. Tal necessidade emerge a partir das observações realizadas na escolae nas reflexões no âmbito dasdisciplinas ofertadas pelo curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares. Para responder as estas questões (as dificuldades), num primeiro momento fizemos um estudo teórico/bibliográfico acerca dos documentos do MEC que apontam diretrizes didático/pedagógicas para o ensino de física na Educação Básica (Diretrizes Curriculares Nacionais, Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares Nacionais), artigos publicados em anais de congressos e em periódicos da área. Fizemos a análise dos relatórios produzidos no âmbito da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de campo, objetiva coletar dados junto a um determinado grupo de alunos do Ensino Médio da Escola Estadual José Rocha Sobrinho- CEPES-BN-1 no município de Bananeiras - PB a partir de um formulário de coleta de dados no formato de um questionário. A análise destes dados foi realizada sob a lente da teoria da análise do conteúdo e da TeoriaCognitiva de Gaston Bachelard. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Inácio de Araújo Macêdo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject PCN's pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Ensino-aprendizagem da física no ensino médio: perspectivas e desafios pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta