Resumo:
O presente trabalho monográfico surgiu da necessidade que tínhamos em dinamizar o processo ensino-aprendizagem, na Escola Estadual de Ensino Fundamental André Gadelha, na cidade de Sousa – PB, através dos diversos instrumentos relativos às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) ali existentes, incentivando professores e professoras a utilizá-los, no sentido de viabilizarem o aprendizado de alguns conteúdos, de forma diferenciada, presentes em algumas disciplinas, proporcionando aos seus alunos aulas mais interativas. Com o objetivo de inserir essas tecnologias em sala de aula, foram primeiramente aprofundadas algumas relações conceituais de pesquisadores sobre a temática, verificando os principais pontos de aderência em suas respectivas obras. Na sequência, por meio de observação direta e de entrevista estruturada, acompanhamos alguns professores dessa Escola em suas práticas docentes, apresentando no final bons resultados, notadamente no que diz respeito à inserção dessas tecnologias em sala de aula, bem como o fato de que foi possivel propocionar aos professores participantes da pesquisa uma capacitação que possibilitou uma plena apropiaçao pedagógica das Tics.
Descrição:
FERREIRA, Maria José Morais Abrantes. Novas tecnologias na sala de aula. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.