Resumo:
O presente trabalho trata-se de uma reflexão sobre a prática do ensino de literatura na escola, tendo em vista discutir a importância desse ensino sob o prisma do letramento literário, refletindo sobre o seu objeto de estudo, bem como propor possíveis caminhos para uma prática docente com vistas à formação de leitores literários. Assim, julgou-se viável a descrição de uma pesquisa de campo realizada na Escola Estadual de Ensino Médio João Silveira Guimarães, na turma do 2º ano A, com o intuito de promover ações pedagógicas alternativas baseadas na sequência básica do letramento literário cujo intuito é desmistificar o conceito de que o estudo da literatura é um elemento fastidioso para o aluno. Para tanto, este trabalho se propõe a expor os métodos e os resultados da realização dessa pesquisa, levando em consideração a importância da literatura na vida do estudante, desenvolvendo um novo conceito acerca desse ensino, uma vez que se entende a literatura como uma produção artística que possibilita ao ser humano uma ponderação de seus próprios conhecimentos, tornando-o um ser mais sociável e humanizado. Dada essa conotação, a escola tem o papel fundamental de tornar possível ao aluno um ensino que tenha por objetivo principal o letramento literário, o qual se refere à formação de um leitor proficiente e ativo. Diante disso, apresenta-se neste estudo, uma proposta para o ensino de literatura numa perspectiva de melhoria.
Descrição:
SANTOS, Enia Ramalho dos. Letramento literário: desmistificando o fastidioso. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.