Resumo:
O sistema capitalista aliado à percepção incorreta são fatores que contribuem para a
crise ambiental. Em relação aos resíduos sólidos, a gestão dos resíduos sólidos
constitui alternativa para solucionar os problemas referentes à destinação
inadequada dos resíduos. A Educação Ambiental apresenta-se enquanto
instrumento para implantação da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, sendo esta
ferramenta para sensibilização, mobilização e informação da sociedade. Este
trabalho objetivou avaliar a realização de Educação Ambiental em uma escola
Municipal de Campina Grande-PB, enquanto instrumento colaborativo para Gestão
Integrada de Resíduos Sólidos na escola e no Bairro de Santa Rosa, Campina
Grande-PB. A Escola pertence à rede pública municipal e situa-se no bairro de
Santa Rosa, em Campina Grande-PB. O trabalho aconteceu de Setembro de 2010 a
Novembro de 2011 com os educandos e educandas dos 4º e 5º anos e educadoras
do Ensino Fundamental, tendo por base a pesquisa participante. Para sensibilização
da comunidade escolar foram aplicadas as seguintes estratégias: questionários em
forma de trilha, ciclo de oficinas, ciclo de palestras, construção do livro “Uma Boneca
no Lixo”, teatro, visita de catadora de materiais recicláveis e distribuição de folheto
informativo. Observamos que persiste entre educadoras, educandos e educandas a
visão antropocêntrica de meio ambiente, decorrente da idéia de que o ser humano é
o centro do universo, portanto, não faz parte do meio ambiente, podendo extrair os
recursos naturais de forma ilimitada sem que isto venha a lhe causar problemas.
Identificamos que não há significativa influência da percepção ambiental das
educadoras sobre a percepção dos educandos e educandas. Houve confusão
conceitual em relação à concepção de lixo e/ou resíduos sólidos para os dois grupos
estudados. Verificamos que após a intervenção a temática ambiental passou a ser
abordada com maior frequência em salas de aula, no entanto, esta ainda não é
trabalhada de forma transversal e interdisciplinar, assim como, determina a Política
Nacional de Educação Ambiental. As estratégias realizadas foram importantes para
a sensibilização e motivação da comunidade escolar, impulsionando discussões
sobre o cenário ambiental atual e para implantação da Gestão Integrada de
Resíduos Sólidos na escola e no Bairro de Santa Rosa, no entanto, esta deve ser
trabalhada de forma contínua e dinâmica, de modo que venha a contribuir para a
formação de cidadãos críticos, ambientalmente comprometidos e sabedores de seus
direitos e deveres perante a sociedade.
Descrição:
OLIVEIRA, S. C. A. de. Educação ambiental em uma escola pública
municipal: estratégia para implantação
da gestão integrada de resíduos sólidos em escola do
bairro de Santa Rosa, Campina Grande-PB. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências iológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.