dc.description.abstract |
Diante dos vários problemas ambientais da atualidade, é imprescindível questionar a
relação do ser humano com a natureza. Dessa forma, a presente pesquisa teve o
objetivo de conhecer os (pré) conceitos e conceitos (equivocados ou não) formados
pelos alunos sobre o tema “animais peçonhentos”, buscando também, compreender
suas atitudes em relação a tais animais. A pesquisa foi realizada com alunos do 2º
ano do ensino médio, de duas instituições de ensino da rede privada, localizadas na
cidade de Campina Grande – PB. A coleta de dados ocorreu por meio de
questionários semi-estruturados. A análise revelou que existe uma falta de
conhecimento sobre o que é de fato um animal peçonhento e uma supervalorização
de conceitos, tais como definições presentes em livros didáticos que afirmam que
“são animais capazes de causar danos às suas vítimas através da ação de seu
veneno”. Também mostrou que uma nova postura de respeito e valorização de
animais tidos como “feios, nojentos e perigosos” ainda não acontece efetivamente
na sociedade, uma vez que, pelo escasso conhecimento esses animais representam
uma ameaça às pessoas, gerando um sério problema na conservação. Este estudo
possibilitou, mesmo que de forma inicial, observar que a maior parte dos alunos
possui conhecimento mínimo sobre os animais peçonhentos e sua importância
ecológica. Entretanto, se faz necessário que o tema seja melhor discutido em sala
de aula, esclarecendo pontos duvidosos, a fim de diminuir o sentimento de medo
que muitos sentem por tais animais, bem como seria interessante que novos
estudos acerca do assunto fossem realizados, principalmente elevando o número de
entrevistados e até mesmo ampliando as entrevistas entre escolas da rede pública e
da zona rural. |
pt_BR |