UEPB - Repositório Digital

Percepção de estudantes do Ensino Médio de Campina Grande sobre os animais peçonhentos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Vasconcelos, Bárbara Stheffane Santos
dc.date.accessioned 2014-11-27T16:39:00Z
dc.date.available 2014-11-27T16:39:00Z
dc.date.issued 2014-11-27
dc.identifier.other CDD 615. 94
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6344
dc.description VASCONCELOS, B. S. S. Percepção de estudantes do Ensino Médio de Campina Grande sobre os animais peçonhentos. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Diante dos vários problemas ambientais da atualidade, é imprescindível questionar a relação do ser humano com a natureza. Dessa forma, a presente pesquisa teve o objetivo de conhecer os (pré) conceitos e conceitos (equivocados ou não) formados pelos alunos sobre o tema “animais peçonhentos”, buscando também, compreender suas atitudes em relação a tais animais. A pesquisa foi realizada com alunos do 2º ano do ensino médio, de duas instituições de ensino da rede privada, localizadas na cidade de Campina Grande – PB. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários semi-estruturados. A análise revelou que existe uma falta de conhecimento sobre o que é de fato um animal peçonhento e uma supervalorização de conceitos, tais como definições presentes em livros didáticos que afirmam que “são animais capazes de causar danos às suas vítimas através da ação de seu veneno”. Também mostrou que uma nova postura de respeito e valorização de animais tidos como “feios, nojentos e perigosos” ainda não acontece efetivamente na sociedade, uma vez que, pelo escasso conhecimento esses animais representam uma ameaça às pessoas, gerando um sério problema na conservação. Este estudo possibilitou, mesmo que de forma inicial, observar que a maior parte dos alunos possui conhecimento mínimo sobre os animais peçonhentos e sua importância ecológica. Entretanto, se faz necessário que o tema seja melhor discutido em sala de aula, esclarecendo pontos duvidosos, a fim de diminuir o sentimento de medo que muitos sentem por tais animais, bem como seria interessante que novos estudos acerca do assunto fossem realizados, principalmente elevando o número de entrevistados e até mesmo ampliando as entrevistas entre escolas da rede pública e da zona rural. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Adrianne Teixeira Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Etnobiologias pt_BR
dc.subject Etnociências pt_BR
dc.subject Conservação animal pt_BR
dc.title Percepção de estudantes do Ensino Médio de Campina Grande sobre os animais peçonhentos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta