Resumo:
Muitas práticas de ensino, ainda hoje, são baseadas na mera transmissão de
informações, tendo como recurso exclusivo o livro didático e sua transcrição na
lousa. Sugere-se que o professor deva rever a utilização de propostas pedagógicas
passando a adotar em sua prática aquelas que atuem nos processos mentais da
aprendizagem. Diante disso, este trabalho visa avaliar a aprendizagem dos
estudantes de uma escola pública da zona urbana na disciplina de Ciências, de
forma comparativa, antes e após a utilização de uma estratégia pouco utilizada nas
salas de aula, utilizando como ferramenta o jogo didático. A pesquisa foi
desenvolvida no município de Massaranduba - PB, na Escola Municipal de Ensino
Fundamental Suzete Dias Correia, localizada na Rua Joaquim Zeca, 86 – Bairro
Centro. Os estudantes envolvidos na pesquisa foram do 8º ano do ensino
fundamental dos turnos da manhã e da tarde totalizando um número de 65
estudantes. Este trabalho permitiu observar que as aulas realizadas com a utilização
de metodologias diferenciadas proporcionam uma mudança no comportamento do
estudante diante do ensino-aprendizagem de determinados conteúdos buscando a
aprendizagem e construção do conhecido do mesmo.
Descrição:
MOTA, V. P. L. O jogo didático na avaliação da aprendizagem dos conteúdos de Ciências: Relato de experiência didática. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.