Resumo:
A questão da inclusão de pessoas com deficiência visual ainda é muito incipiente em todo o Brasil. Assim, o presente estudo teve como objetivo central investigar as dificuldades que os alunos com deficiência visual têm no processo de inclusão escolar, na ótica de educadores. A abordagem da pesquisa foi qualitativa e utilizou-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada. Participaram dessa investigação dois professores de química da Escola Polivalente Argemiro de Figueiredo e dois pedagogos cegos vinculados ao Instituto dos Cegos. Ambas as instituições estão situadas no município de Campina Grande, Paraíba. A pesquisa de campo foi realizada no segundo semestre de 2013. Os resultados mostraram que os professores não têm uma formação adequada para responderem as necessidades educacionais especiais dos alunos com deficiência visual, assim como as escolas regulares ainda não têm materiais apropriados para se trabalhar com os referidos alunos. Considera-se que esse estudo contribui para as reflexões sobre os desafios apresentados na inclusão escolar dos mencionados discentes, ampliando, assim, a compreensão a respeito da tal processo educativo.
Descrição:
ATAÍDE, Kátia Fabiana Pereira de. O ensino de química na educação inclusiva: o Instituto dos Cegos de Campina Grande em foco. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.