Resumo:
A utilização de softwares educativos no ensino da matemática vem tornando as aulas mais
atrativas proporcionando aos educandos um aprendizado significativo, diferenciado e
contextualizado. Dessa forma, este trabalho foi realizado através de uma pesquisa exploratória
e descritiva, com o objetivo de avaliar as potencialidades e limitações da utilização de alguns
softwares matemáticos e investigar o uso dos mesmos por parte de alguns profissionais da
área nas suas práticas pedagógicas. Para a realização da pesquisa, foi aplicado um
questionário aos professores de matemática de quatro escolas públicas de Campina Grande,
com enfoque qualitativo e quantitativo, em que os dados obtidos foram tratados em médias
utilizando-se o programa Excel. Com base nos resultados encontrados, observamos, no que
tange as limitações do uso dos softwares, a falta de incentivo que possibilite uma formação
continuada à área específica de cada professor e a precariedade das condições físicas das
escolas, bem como a insuficiente quantidade de computadores que atenda a demanda dos
alunos; enquanto que as maiores potencialidades se deram para as atribuições de melhor
absorção dos conteúdos, troca de informações e experiências entre alunos e professores na
obtenção de um maior envolvimento destes.
Descrição:
SOUSA, Ana Cristiane de. Uma reflexão sobre o uso de softwares matemáticos na prática pedagógica em escolas públicas no município de Campina Grande - PB. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.