UEPB - Repositório Digital

A indisciplina: as representações sociais das relações de autoridade e poder na Escola E.E.F.M. Francisco Ernesto do Rêgo Queimadas/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Denise Cristina
dc.date.accessioned 2014-12-04T17:43:50Z
dc.date.available 2014-12-04T17:43:50Z
dc.date.issued 2014-12-04
dc.identifier.issn CDD 371.58
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6374
dc.description FERREIRA, Denise Cristina. A indisciplina: as representações sociais das relações de autoridade e poder na Escola E.E.F.M. Francisco Ernesto do Rêgo Queimadas/PB. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo apresenta alguns aspectos teóricos e práticos relacionado ao processo de educação. Sabendo dos grandes dilemas da educação atual como: violência, buling, evasão, indisciplina e entre outros. Esse trabalhou apresenta algumas reflexões acerca da indisciplina em sala de aula. Sabendo da sua oposição, disciplina e indisciplina, fazemos um breve apanhado histórico sobre pontos importantes da história da educação no Brasil, levando em consideração o espaço de representação da exigência da disciplina na escola. O principal questionamento a ser respondido corresponde ao fato do que seja a indisciplina em sala de aula? Diante disto, procuramos compreender o que seja a indisciplina tanto para o professor como para o aluno. Por meio de uma observação etnográfica e do estudo de caso da Escola Estadual de Ensino fundamental e médio Francisco Ernesto do Rêgo (ERNESTÃO), definimos algumas analises acerca do comportamento dos alunos quatro turmas dos 3º anos do ensino médio manhã. Além disso, fizemos alguns questionamentos aos professores das turmas e também ao alunado, na intenção de compreender a indisciplina na sala de aula. Entendemos que refletir sobre essas questões é de extrema pertinência tanto para academia como para aqueles que se interessam pela área da educação. Procurando refletir por melhores condições sociais e políticas educacionais para as escolas públicas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Hipolito Lucena pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Indisciplina pt_BR
dc.subject Sociologia educacional pt_BR
dc.title A indisciplina: as representações sociais das relações de autoridade e poder na Escola E.E.F.M. Francisco Ernesto do Rêgo Queimadas/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta