dc.description.abstract |
Apresente monografia tem como objetivo buscar refletir sobre a prática de leitura e escrita dos alunos do 3º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Inácio Claudino, com o objetivo de analisar os recursos coesivo utilizados na produção textual como elementos sequenciadores de um texto. O estudo foibaseado em uma pesquisa de campo, na abordagem qualitativa, com a realização de atividades para aprender a produzir textos , sendo escolhido como amostra textos produzidos por dez alunos para análise, que nos proporcionou compreender o processo da escrita. Durante a pesquisa constatamos inúmeras dificuldadesque os alunos apresentam para ler e escrever, das quais foram selecionadas apenas duas dessas dificuldades: coerência e coesão. De acordo com a análise dosdados coletados , observa-se que algumas crianças não utilizam recursos de coesão em suas produções por não terem acesso à prática de leitura e escrita em casa e na escola, ficando em desvantagens diante daquelas que vivem em um ambiente letrado, mas que têm a capacidade cognitiva de aprender, e se tornarem leitoras e escritoras competentes. Sendo assim, consideramos queo presente estudo trouxe-nos respostas satisfatórias para nossos questionamentos referentes ao processo de leitura e da produção escrita de textos. Desse modo, essa pesquisa nos incentivou em avançar nossos estudos, contribuindo assim, não só para nossa prática pedagógica. A estrutura do trabalhose afirma em três capítulos, sendo o primeiro capítulorelacionados aos pressupostos teóricos, o segundo capítulo aos caminhos percorridos para a realização do presente trabalho o que consiste na metodologia aplicada, e o terceiro capítulo a pesquisa de campo, ou seja, a análise dos dados coletados. Para fundamentaros dados serviram de suporte as teorias de Antunes,( 2005), Soares (2001), entre outros. |
pt_BR |