UEPB - Repositório Digital

Estudo da importância do software como ferramenta indispensável para o processo ensino aprendizagem da matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Cícero Braz de
dc.date.accessioned 2014-12-05T18:12:12Z
dc.date.available 2014-12-05T18:12:12Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.issn CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6388
dc.description ARAÚJO, Cícero Braz de. Estudo da importância do software como ferramenta indispensável para o processo ensino aprendizagem da matemática. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A revolução tecnológica tem facilitado à vida do ser humano, pois tem auxiliado a efetuação de cálculos de grandes quantidades com precisão e rapidez. Essa tecnologia evoluiu-se velozmente e ganhou uma proporção tão abrangente que alcançou as mais diversas áreas da economia mundial. No transcurso desta pesquisa, recorreu-se ao método quantitativo – qualitativo que nos possibilitou analisar situações distintas, instigando a busca pela identificação da relação entre os componentes do desenho teórico além de outros aspectos considerados necessários à compreensão da realidade. Sob a égide da problematizarão: “Como utilizar os softwares como recurso didático no processo ensino aprendizagem da matemática”? Tendo como objetivo geral estimular o desenvolvimento de habilidades que se utilizam dos softwares como ferramenta de estímulo no processo ensino aprendizagem. Essa investigação tem como objetivos específicos: investigar quais atividades pode ser explorado como recursos didáticos estimulador do raciocínio lógico dos atendentes; identificar os tipos de software que possam auxiliar o professor na aplicabilidade das atividades e instigar os alunos ao desenvolvimento do raciocínio na execução das atividades; analisar os impactos causados pela aplicabilidade dos softwares como recursos didáticos nas aulas de matemática e os reflexos que esses recursos provocam nos âmbitos socioeducacional dos aprendentes; conscientizar os professores da disciplina de matemática da importância de se adequarem ao uso das tecnologias no mundo cada vez mais competitivo e globalizado. Para VALENTE (1997 apud XAVIER, 2000, p.33), vivemos em um mundo complexo, onde o computador tem ajudado no preparo de alunos, para sobreviver essa realidade. Segundo o autor: “o mundo atual exige um profissional crítico, criativo, com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo e de conhecer o seu potencial intelectual, com capacidade de constante aprimoramento e depuração de idéias e ações”. Todas essas competências podem ser desenvolvidas com o auxílio do computador, imprescindível à educação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Carlos Adriano Ferreira de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Revolução tecnológica pt_BR
dc.subject Software pt_BR
dc.subject Recurso didático pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.title Estudo da importância do software como ferramenta indispensável para o processo ensino aprendizagem da matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta