Resumo:
No contexto de uma sociedade é estabelecida constantemente uma relação
dialógica entre nós, os outros e o mundo, permitindo-nos estar envolvidos em várias
situações e práticas sociais nas quais existe certa circulação de saber e poder.
Dentre essas práticas está o discurso agindo como prática de linguagem e
verbalização da realidade. Dessa forma, esse trabalho é resultado de um estudo
sobre os discursos presentes em três músicas, à luz dos referenciais da linguagem
propostos pela a Análise do Discurso de linha francesa. As três músicas escolhidas
como corpus dessa pesquisa são “Geração Coca-Cola”, lançada em 1985 no disco
“Legião Urbana”, ““Índios””, lançada em 1986 no disco “Dois” e “Que País é Este” de
1987, lançada no disco que leva o nome da música “Que País é Este1978/1987”.
Essa é uma pesquisa de cunho bibliográfico e analítico que tem como proposta
observar os efeitos de sentidos das músicas com relação às críticas sociais
direcionadas ao consumo do sistema Capitalista, à política, à sociedade brasileira de
modo geral. As discussões teóricas e as análises desse trabalho estão
principalmente aportadas nas teorias de Orlandi (2001), Fernandes (2005) e
Brandão (2004), as quais possibilitam-nos entender os estudos de Michel Pêcheux e
Michel Foucault referentes ao discurso.
Descrição:
SILVA, G. A. da. Música e ideologia: análise discursiva das canções "geração coca-cola", ""índios"" e "que país é este". 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.