Resumo:
Os recursos didático-pedagógicos são indispensáveis no contexto educacional, pois
enriquecem o processo ensino-aprendizagem. No espaço da sala de aula, o
professor utiliza diferentes estratégias no intuito de conduzir o aluno ao aprendizado,
sendo por meio dos materiais pedagógicos que ocorre a mediação entre o conteúdo
e o aprendiz, pois são instrumentos que estimulam o aluno ao interesse, a
curiosidade, a realização de novas descobertas e facilitam a compreensão da
realidade tornando o processo de ensino mais atrativo. Nessa perspectiva, com a
finalidade de contribuir para esta discussão, direcionamos nosso estudo para a
utilização dos recursos didático-pedagógicos, tendo como referencial os Estágios
Supervisionados de observação e docência do Curso de Licenciatura Plena em
Letras UEPB/CAMPUS IV. Este trabalho foi elaborado com base em pesquisas
bibliográficas centradas principalmente nos estudos de: Antunes (2003), Brandão
(2003), Libâneo (1994), Moran (2000), Saint-ong (1999), Vygotsky (2003), dentre
outros. A reflexão realizada neste estudo aponta a questão do professor rever a sua
prática pedagógica e adotar novos métodos que tornem o processo de construção
do conhecimento mais dinâmico, como também a necessidade das escolas em se
organizarem e oferecerem melhores condições para o desenvolvimento deste
processo.
Descrição:
ALENCAR, L. F. A. de. A utilização de recursos didático-pedagógicos no estágio curricular supervisionado. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.