UEPB - Repositório Digital

A escolarização do gênero literário conto no livro didático português: literatura, gramática e produção textual

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Priscila Lima de
dc.date.accessioned 2014-12-11T16:46:15Z
dc.date.available 2014-12-11T16:46:15Z
dc.date.issued 2014-12-11
dc.identifier.other CDD 808
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6400
dc.description SOUSA, P. L. de. A escolarização do gênero literário conto no livro didático português: literatura, gramática e produção textual. 2014. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A literatura é uma das disciplinas mais importante no tocante a formação do aluno, pois permite o desenvolvimento das competências cognitivas e contribui no amadurecimento crítico por meio do seu poder transformador e humanizador. No entanto, passa por um processo de escolarização e o modo como aparece no livro didático precisa ser revisto e definido novos objetivos a fim de contribuir para um ensino significativo. O presente trabalho teve como objetivo analisar a presença dos contos no Livro Didático “Português: literatura, gramática e produção textual” de Leila Lauar Sarmento e Douglas Tufano (2010). A pesquisa realizada é de caráter documental. Partindo do pressuposto de que vários estudos como o de Soares (2001) e Cosson (2014) apontam a redução do texto literário no livro didático, decidimos tomar um livro do terceiro ano do ensino médio e analisar o tratamento dado aos contos nesse material selecionado pelo MEC no Plano Nacional do Livro Didático e escolhido pelos professores de língua materna. O estudo procura demonstrar que apesar das mudanças e uma melhoria significativa na quantidade de contos presentes no livro didático, ainda se verifica a fragmentação, distorção e a recorrência de atividades de metalinguagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Marcos Rosendo de Souuza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escolarização da literatura pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Conto pt_BR
dc.title A escolarização do gênero literário conto no livro didático português: literatura, gramática e produção textual pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta