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Evasão escolar: estudo da problemática na Escola Municipal Dezenove de Março do município de Campina Grande - PB

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dc.contributor.author Palmeira, Maria Lucélia Caetano Rocha
dc.date.accessioned 2014-12-16T12:03:31Z
dc.date.available 2014-12-16T12:03:31Z
dc.date.issued 2014-12-16
dc.identifier.issn CDD 371.291.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6414
dc.description PALMEIRA, Maria Lucélia Caetano Rocha. Evasão escolar: estudo da problemática na Escola Municipal Dezenove de Março do município de Campina Grande - PB. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo aborda as causas e consequências da evasão escolar a partir de pesquisas qualitativas, na Escola Municipal Dezenove de Março no município de Campina Grande-PB, especialmente no crescimento nos anos de 2012 e 2013. O objetivo é Analisar as principais causas e consequências da evasão, identificando se existe algum modelo estratégico proposto pela escola para solucionar o problema e apresentar um planejamento estratégico para combater a evasão escolar na Escola Municipal Dezenove de Março. Os dados foram coletados pela análise dos dados da evasão existente na secretaria da escola e por meio de entrevista estimulada por meio de questionários realizados com uma população compreendida por 06 professoras, quatro membros da equipe técnica e uma gestora. Os resultados demonstraram que o índice de evasão está acima da média nacional e que professoras e equipe técnica desconhecem os índices de evasão da escola e apontam a ausência dos pais como principal motivo dessa evasão. Ainda ficou identificado que a escola não possui um plano de ação para combater essa evasão. Proponho portanto, a elaboração de um plano de ação eficiente que oportunize a integração social do aluno por meio da escola em tempo integral, e melhor interação escola e família como um dos pilares para instrumentalizar o aluno com o desenvolvimento eficaz da aprendizagem dos conhecimentos científicos/conteúdos, trabalhados nas diferentes áreas do conhecimento. Esse argumento caracteriza-se, por um lado, como uma maneira da escola enfrentar os problemas nesse campo, e por outro, uma possibilidade para que o aluno saia do complicado processo da evasão escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eliete Correia dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Evasão escolar pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Índice de evasão escolar pt_BR
dc.title Evasão escolar: estudo da problemática na Escola Municipal Dezenove de Março do município de Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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