Resumo:
O sexismo e a homofobia são as expressões mais patentes do preconceito e da discriminação nos debates públicos e nas lutas sociais e políticas desde meados do século XX. Desta forma, pois, considerando tais manifestações, o estudo e a compreensão do preconceito e da discriminação têm se estruturado, tanto no esfera acadêmica, quanto nos âmbitos social e político. Dentre tais expressões discriminatórias, a homofobia é aquela menos discutida e a mais controversa. Fazendo uma nova leitura das relações sociais de poder a partir da sexualidade e das identidades multiculturais o presente trabalho tem como objetivo discutir a homofobia e como essa forma de discriminação vem se configurando no ambiente escolar. Assim, serão realizadas pesquisa/observação e revisão de literatura, buscando compreender esse problema na perspectiva dos diversos atores dessa instituição, a fim de problematizar essa relevante temática no ambiente escolar. Nesse processo o foco a ser estudado consiste na omissão de práticas educativas de combate a homofobia e, como no ambiente escolar retrata as imagens de reprodução das identidades e diferenças.
Descrição:
LEITE, José Rivaldo Machado. Identidade e diferença: conflitos homofóbicos no ambiente escolar. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itabaiana, 2014.