Resumo:
Este estudo tem como fim realizar uma análise comparativa entre as letras de canções inseridas nos estilos musicais Reggae , Rap e Samba, voltando-se para o sujeito afrodescendente e a questão do espaço que lhe é concedido como forma de enunciação, tomando por base as produções de Bob Marley, Mano Brown e Jackson do Pandeiro .Os tipos rítmicos supracitados atuam principalmente como subversão a toda prática de repressão. Aqui, nos deteremos às denúncias realizadas pelos negros e sua busca de inserção no meio social. Para tanto nos utilizamos de apanhados bibliográficos, além de aportes teóricos encontrados em MAINGUEANEAU (1995), CANCLINE (2002), HALL (2003), BAKHTIN (1986) e discussões em VALENTE (2005), SERPA (1977), BRANDÃO (1976), MOURA (1988), LOPES (2007), SODRÉ (1988), dentre outros, levantando-se a seguinte problemática – Como essas manifestações artísticas contribuem, com suas divergências e similaridades, para a formação da identidade afro, tornando-se um mecanismo de defesa de expressão.
Descrição:
BARBOSA, Líbia Leaby Leite. O Reggae, o rap e o samba como espaços de enunciação afrodescendente em Bob Marley, Mano Brown e Jackson do Pandeiro. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.