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O perfil do professor em charges: construções de esteriótipos

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dc.contributor.author Araújo, Géssica Diuany
dc.date.accessioned 2014-12-17T10:30:31Z
dc.date.available 2014-12-17T10:30:31Z
dc.date.issued 2014-12-17
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6439
dc.description ARAÚJO, G. D. F. de. O perfil do professor em charges: construções de esteriótipos. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, a sociedade está diante de constantes mudanças, as quais afetam diretamente a imagem do sujeito. Em vista disso, este trabalho tem por finalidade investigar a construção de estereótipos acerca da profissão docente, se justificando pelo fato de ser relevante debater sobre essa problemática crescente na atual conjuntura social. Para tanto, como se trata de uma pesquisa bibliográfica, de cunho analítico, tendo em vista uma melhor compreensão sobre a representação do professor na atualidade, utilizamos um gênero textual particular, a charge, considerada uma ferramenta midiática humorística, mas que carrega implicitamente sua temática realista de modo crítico. Logo, tornou-se necessário desenvolver a pesquisa debatendo acerca das essenciais considerações teóricas de Aranha (2006), Arroyo (2000), Azevedo (1963), Bauman (2005), Esteve (1995), Freire (1996), Hall (2005), dentre outros estudos que auxiliaram significativamente para a realização deste trabalho. Com base nesses teóricos, constatamos que, de acordo com as mudanças ao longo do tempo, a identidade também se altera, manifestando outras imagens no sujeito social, que em relação ao profissional docente, apresenta essa instabilidade em seu perfil identitário devido a outras transformações sociais. Portanto, analisamos que a classe docente da atual conjuntura social é caracterizada, segundo a divulgação das charges, como um sujeito cuja imagem está intensamente fragilizada, em decorrência da precarização salarial, da desvalorização, das condições insatisfatórias de trabalho, dentre outros fatores que contribuem para essa representação decadente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Marcos Rosendo de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Identidade docente pt_BR
dc.subject Transformação pt_BR
dc.subject Esteriótipos inferiorizados pt_BR
dc.subject Charges pt_BR
dc.title O perfil do professor em charges: construções de esteriótipos pt_BR
dc.type Other pt_BR


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