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Atualmente, a sociedade está diante de constantes mudanças, as quais afetam
diretamente a imagem do sujeito. Em vista disso, este trabalho tem por finalidade
investigar a construção de estereótipos acerca da profissão docente, se justificando
pelo fato de ser relevante debater sobre essa problemática crescente na atual
conjuntura social. Para tanto, como se trata de uma pesquisa bibliográfica, de cunho
analítico, tendo em vista uma melhor compreensão sobre a representação do
professor na atualidade, utilizamos um gênero textual particular, a charge,
considerada uma ferramenta midiática humorística, mas que carrega implicitamente
sua temática realista de modo crítico. Logo, tornou-se necessário desenvolver a
pesquisa debatendo acerca das essenciais considerações teóricas de Aranha
(2006), Arroyo (2000), Azevedo (1963), Bauman (2005), Esteve (1995), Freire
(1996), Hall (2005), dentre outros estudos que auxiliaram significativamente para a
realização deste trabalho. Com base nesses teóricos, constatamos que, de acordo
com as mudanças ao longo do tempo, a identidade também se altera, manifestando
outras imagens no sujeito social, que em relação ao profissional docente, apresenta
essa instabilidade em seu perfil identitário devido a outras transformações sociais.
Portanto, analisamos que a classe docente da atual conjuntura social é
caracterizada, segundo a divulgação das charges, como um sujeito cuja imagem
está intensamente fragilizada, em decorrência da precarização salarial, da
desvalorização, das condições insatisfatórias de trabalho, dentre outros fatores que
contribuem para essa representação decadente. |
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