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A efetivação do princípio democrático de educação para todos e o sucesso da escolarização dependem do valor que a sociedade atribui aos direitos humanos, do lugar que a educação ocupa na dinâmica social e do papel que desempenha para o desenvolvimento humano. Nessa perspectiva, para que seja possível a expansão das oportunidades educacionais são necessárias mudanças em algumas questões no âmbito educacional, estando presentes neste contexto a educação inclusiva e a educação especial que precisam ser reconhecidas e valorizadas como possibilidades de desenvolvimento para todos. Para aprofundar esta discussão, surge o interesse em realizar esta pesquisa onde se pretendeu entender as prescrições normativas que contemplam a discussão sobre currículo, as propostas concernentes à educação especial na perspectiva da educação inclusiva dentro do Novo Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024) e verificar as políticas de formação de professores direcionadas aos alunos portadores de necessidades especiais e/ou com deficiências. Como recursos metodológicos, a pesquisa bibliográfica com base nos seguintes autores: Silva (1996), Sacristán (1999), Gonzalez (2002), Mantoan (2001; 2006), para as discussões sobre currículo. Parolin (2006), Pacheco (2007), Marques (2009), Santos (2010) entre outros, para as discussões sobre inclusão e educação inclusiva. Através deste estudo, pudemos inferir que o currículo não deve priorizar apenas os conteúdos teóricos, mas também a formação do indivíduo enquanto ser social e cultural, respeitando sua diversidade e incluindo aqueles historicamente excluídos do processo educacional e social. As discussões nos levaram a concluir que o acolhimento às diferenças e aos diferentes no ambiente escolar requer, para tanto, envolvimento de todos os segmentos da sociedade, particularmente no tocante ao cumprimento das políticas públicas construídas, compromisso dos poderes públicos estaduais e municipais, gestores escolares e, por fim, a incorporação destas ações no fazer pedagógico do professor. |
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