Resumo:
O novo período marcado pela tecnologia traz inovações e avanços consideráveis. Verifica-se uma crescente exigência por profissionais mais bem qualificados, uma vez que desqualificação profissional passou a significar no novo sistema produtivo sinônimo de exclusão. Frente a esse contexto, a escola é responsabilizada para responder a muitos questionamentos; o que requer profissionais bem preparados para o exercício da docência. Neste sentido, o presente trabalho centra-se no estudo sobre a identidade profissional docente na interface com os saberes do professor de Língua Portuguesa. Para tanto, objetivou-se compreender a concepção de que esse profissional tem do seu trabalho. Mais especificamente, identificar os motivos que levaram o educador a escolher essa carreira; analisar os fatores que limitam e possibilitam o seu trabalho, além de verificar o nível de realização profissional dos sujeitos pesquisados. Utilizou-se como percurso metodológico a pesquisa qualitativa bibliográfica e de campo, de caráter descritivo interpretativo. A pesquisa de campo foi realizada com professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio, em duas escolas, uma da rede estadual de ensino e outra da rede privada, envolvendo cinco professores. Os pressupostos teóricos pautaram-se em estudos de autores que discutem a identidade profissional: HALL (2002); NÓVOA (1992); PIMENTA (1999); BRZEZINSKI (2002); a profissão docente: VICENTINI E LUGLI (2009); DUBAR (2009); DEMO (2009); LIBÂNEO (1998, 2008) e os saberes docentes em FREIRE (1996); CUNHA (1989); TARDIF (2002) entre outros. Os resultados da pesquisa mostram que a identidade profissional do professor está em constante processo de construção, se inicia em sua carreira acadêmica e o acompanha em todo o percurso profissional. Pois, o contexto social e educacional desfavoráveis provocam a baixa autoestima, a frustração e a falta de motivação, o que pode resultar na alteração do perfil identitário do profissional docente. Em contrapartida, a busca do significado social da profissão, que passa por efetivas condições de trabalho e melhores salários, possibilita uma melhor qualificação e formação contínua, sendo elementos constitutivos para a consolidação da identidade docente.
Descrição:
VASCONCELOS, L. F. N. A identidade profissional docente na interface com os saberes do professor de língua portuguesa. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.