dc.description.abstract |
A dislexia é um transtorno da leitura, portanto, um déficit linguístico que dificulta a
aprendizagem de leitura, escrita, soletração e decodificação das palavras. Estima-se que entre
10 a 17% da população escolar brasileira apresentem este tipo de dificuldade. Possui os
fatores genéticos como principal causa e é uma das responsáveis pelo fracasso escolar,
trazendo conseqüências na área social, afetiva e cognitiva do educando. Nesse sentido, o
quanto antes à criança disléxica for identificada, diagnosticada e intervinda, mais condições
de superação ela terá. Sendo assim, torna-se relevante avaliar a percepção que os educadores
possuem com relação a esse distúrbio tão recorrente que é a Dislexia e fornecer informações
necessárias para um melhor conhecimento a respeito deste tema, suas manifestações e
diferentes maneiras de se trabalhar com estas crianças. Este estudo foi realizado em cinco
escolas municipais da cidade de Campina Grande – PB e em um curso de aperfeiçoamento
oferecido para as cidades do Sertão da Paraíba. A amostra foi composta por 108 professores,
sendo 54 de Campina Grande e os outros 54 de diferentes cidades do Sertão, onde os mesmo
foram submetidos a aplicação de um questionário objetivo e convidados a participarem de
uma palestra nas dependências da escola. Os resultados apresentados apontam uma
discrepância entre as respostas obtidas nas cidades do Sertão e na cidade de Campina Grande,
entretanto apesar das divergências obtidas, principalmente nas questões 3, 4, 6 e 7, ambos os
grupos de modo geral apresentaram percepções semelhantes com relação ao ensino aos
portadores da Dislexia. Quanto à palestra, houve uma grande interação entre os professores e
os pesquisadores do trabalho em questão, tornando-se assim um espaço para discussões
referente à temática abordada e esclarecimento de dúvidas que os mesmos possuíam. Como
essa pesquisa não é conclusiva ainda se permite mais estudos na área das Dificuldades de
Aprendizagem e em especial a Dislexia. |
pt_BR |