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Análise da inserção da dimensão ambiental em uma escola pública municipal de Campina Grande – PB

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dc.contributor.author Pereira, Janilo Cesário de Oliveira
dc.date.accessioned 2012-11-09T11:48:07Z
dc.date.available 2012-11-09T11:48:07Z
dc.date.issued 2012-11-09
dc.identifier.other CDD 363.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/645
dc.description PEREIRA, J. C. de O. Análise da inserção da dimensão ambiental em uma escola pública municipal de Campina Grande – PB. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract O município de Campina grande – PB, assim como vários outros no Brasil, enfrenta problemas ambientais que tem como uma base fundamental a falta de educação ambiental. Para que esta seja eficiente em seu propósito de mudança socioambiental e atinja a sua meta de sustentabilidade há de se contemplar todo um processo de sensibilização e emprego de práticas adequadas à realidade de cada grupo. Observados tais pontos ela permite ganhos que transcendem as esferas da educação e do social, por fim, obtém-se um meio dentro do princípio da sustentabilidade. Com base nesse poder transformador da educação ambiental e na persistência dos problemas ambientais, entendemos que há problemas relacionados na aplicabilidade da educação voltada ao Meio Ambiente. Em detrimento a este problema o presente trabalho teve por objetivo principal avaliar a inserção da dimensão ambiental em uma escola pública municipal situada no Bairro de Santa Rosa, Campina Grande – PB. Participaram da pesquisa 18 educadores e educadoras de diferentes áreas do ensino fundamental. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de entrevistas semi-estruturadas; para cada educador foram elaboradas 12 perguntas. Constatamos que não há inserção da dimensão ambiental na escola estudada; a temática meio ambiente não é trabalhada de forma adequada; prevalece o ensino bancário, o qual não promove mudanças na percepção ambiental nos membros da comunidade escolar; as estratégias de ensino não contemplam os documentos oficiais e os recomendados pelas diferentes autoridades em educação ambiental. Em suma concluímos que não há eficiência no processo de ensino aprendizagem da instituição de ensino no que diz respeito à Educação Ambiental. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Monica Maria Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Inserção ambiental pt_BR
dc.title Análise da inserção da dimensão ambiental em uma escola pública municipal de Campina Grande – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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