dc.contributor.author |
Pereira, Janilo Cesário de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2012-11-09T11:48:07Z |
|
dc.date.available |
2012-11-09T11:48:07Z |
|
dc.date.issued |
2012-11-09 |
|
dc.identifier.other |
CDD 363.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/645 |
|
dc.description |
PEREIRA, J. C. de O.
Análise da inserção da dimensão ambiental em uma
escola pública municipal de Campina Grande – PB. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O município de Campina grande – PB, assim como vários outros no Brasil, enfrenta
problemas ambientais que tem como uma base fundamental a falta de educação
ambiental. Para que esta seja eficiente em seu propósito de mudança
socioambiental e atinja a sua meta de sustentabilidade há de se contemplar todo um
processo de sensibilização e emprego de práticas adequadas à realidade de cada
grupo. Observados tais pontos ela permite ganhos que transcendem as esferas da
educação e do social, por fim, obtém-se um meio dentro do princípio da
sustentabilidade. Com base nesse poder transformador da educação ambiental e na
persistência dos problemas ambientais, entendemos que há problemas relacionados
na aplicabilidade da educação voltada ao Meio Ambiente. Em detrimento a este
problema o presente trabalho teve por objetivo principal avaliar a inserção da
dimensão ambiental em uma escola pública municipal situada no Bairro de Santa
Rosa, Campina Grande – PB. Participaram da pesquisa 18 educadores e
educadoras de diferentes áreas do ensino fundamental. A coleta de dados foi
realizada mediante a aplicação de entrevistas semi-estruturadas; para cada
educador foram elaboradas 12 perguntas. Constatamos que não há inserção da
dimensão ambiental na escola estudada; a temática meio ambiente não é trabalhada
de forma adequada; prevalece o ensino bancário, o qual não promove mudanças na
percepção ambiental nos membros da comunidade escolar; as estratégias de ensino
não contemplam os documentos oficiais e os recomendados pelas diferentes
autoridades em educação ambiental. Em suma concluímos que não há eficiência no
processo de ensino aprendizagem da instituição de ensino no que diz respeito à
Educação Ambiental. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Monica Maria Pereira da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Inserção ambiental |
pt_BR |
dc.title |
Análise da inserção da dimensão ambiental em uma escola pública municipal de Campina Grande – PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |