Resumo:
O presente estudo teve como objetivo educar para a ética e a cidadania na Escola Estadual do Ensino Fundamental Coelho Lisboa no município de Santa Luzia-PB. Trata-se de um estudo do tipo exploratório e descritivo de abordagem quantiqualitativa, foi desenvolvido na Escola Estadual do Ensino Fundamental II “Coelho Lisboa”. A população foi constituída por todos os alunos que estudam na referida escola. A amostra foi composta por 23 alunos que se disponibilizaram a responder o questionário e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A coleta dos dados foi realizada através de um questionário, com perguntas objetivas e subjetivas os dados quantitativos são apresentados em gráficos e tabelas e os qualitativos de forma descritiva, sendo articulados na análise de discussão. Através dos resultados obtidos, percebe-se que a maioria dos entrevistados 78,26% respondeu que sabem o que é cidadania. 47,23% responderam que ser cidadão é uma pessoa que tem caráter e respeito. 78,26% afirmam que o que envolve a cidadania são os direitos e deveres de cada cidadão. Para os alunos entrevistados o papel da cidadania para a sociedade é proporcionar paz, harmonia, direito e deveres aos cidadãos. Um percentual de 78,26% respondeu que sabem o que são os princípios de cidadania, descrevendo-os: o respeito, o amor e a solidariedade entre as pessoas. Todos os alunos entrevistados foram unânimes que a escolaridade contribui para a formação do cidadão. Eles acreditam que o ser humano não está exercendo sua cidadania com relação ao meio ambiente por poluí-lo. A grande maioria conhece o que é ética e acredita que a falta de ética é prejudicial para a sociedade de um modo geral, assim sendo, consideram a ética necessária e importante. Conclui-se que cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia, exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais.
Descrição:
COSTA, Maria do Carmo Dantas. Educação para a ética e a cidadania na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coelho Lisboa no município de Santa Luzia - PB. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.