UEPB - Repositório Digital

Avaliação e auto-avaliação no ambiente escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Frade, Francisca Lúcia Soares
dc.date.accessioned 2014-12-18T15:48:45Z
dc.date.available 2014-12-18T15:48:45Z
dc.date.issued 2014-12-18
dc.identifier.issn CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6467
dc.description FRADE, Francisca Lúcia Soares. Avaliação e auto-avaliação no ambiente escolar. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A reflexão sobre o próprio desempenho é um meio eficiente para aprender a identificar e corrigir erros. A autoavaliação é essencial para analisar o desempenho, seja do professor ou aluno, e conjuntamente com a avaliação da escola fornece subsídios para uma melhoria na qualidade do ensino. Essa monografia foi formatada em dois capítulos, o primeiro foi realizado uma revisão em que analisa a prática docente no cotidiano escolar, bem como, considera as perspectivas de mudanças relacionadas à autoavaliação, observando seus pontos negativos e os pontos positivos adotando técnicas e métodos capazes de atingir os objetivos de acordo com o paradigma adotado pelo sistema educacional, com o estudo teórico de conteúdos diversos que venham favorecer ao aluno a aquisição de conhecimentos, contribuindo para a formação de um aprendizado efetivo e reflexivo. O segundo capítulo foi realizado uma avaliação do ambiente escolar e processo de autoavaliação do docente e do discente da Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio “Maestro José Siqueira”, situada no município de Conceição, Paraíba, através de questionários. Com os resultados obtidos buscam-se melhorias na qualidade do ensino e no processo ensino-aprendizagem. A autoavaliação de professores e alunos e a avaliação escolar quanto ao ambiente, deve ser um processo contínuo e participativo, envolvendo todas as partes, direção, professores, alunos, baseado na confiança e no trabalho em equipe. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Alberto Edvanildo Sobreira Coura pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ambiente escolar pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Avaliação e auto-avaliação no ambiente escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta