dc.description.abstract |
A reflexão sobre o próprio desempenho é um meio eficiente para aprender a identificar e corrigir erros. A autoavaliação é essencial para analisar o desempenho, seja do professor ou aluno, e conjuntamente com a avaliação da escola fornece subsídios para uma melhoria na qualidade do ensino. Essa monografia foi formatada em dois capítulos, o primeiro foi realizado uma revisão em que analisa a prática docente no cotidiano escolar, bem como, considera as perspectivas de mudanças relacionadas à autoavaliação, observando seus pontos negativos e os pontos positivos adotando técnicas e métodos capazes de atingir os objetivos de acordo com o paradigma adotado pelo sistema educacional, com o estudo teórico de conteúdos diversos que venham favorecer ao aluno a aquisição de conhecimentos, contribuindo para a formação de um aprendizado efetivo e reflexivo. O segundo capítulo foi realizado uma avaliação do ambiente escolar e processo de autoavaliação do docente e do discente da Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio “Maestro José Siqueira”, situada no município de Conceição, Paraíba, através de questionários. Com os resultados obtidos buscam-se melhorias na qualidade do ensino e no processo ensino-aprendizagem. A autoavaliação de professores e alunos e a avaliação escolar quanto ao ambiente, deve ser um processo contínuo e participativo, envolvendo todas as partes, direção, professores, alunos, baseado na confiança e no trabalho em equipe. |
pt_BR |