Resumo:
A mídia contemporânea criou a necessidade do corpo perfeito, a todo custo e, com fortes e freqüentes apelos, tem levado milhões à luta pela beleza corporal. Nessa luta – as mulheres – são as mais atingidas. Há então, a necessidade de mais informações e conscientização sobre a loucura do culto ao corpo. E, a escola e o profissional de Educação Física podem contribuir. Assim esta monografia tem como objetivo discutir a partir de um levantamento bibliográfico/pesquisa a questão do culto ao corpo na escola, observando o papel do professor de Educação Física nesse processo. Para realizar tal intento realizou uma pesquisa de caráter exploratório, utilizando como suporte teórico a investigação bibliográfica e documental. Como base teórica, os estudos de Castro (2007), Del Priore (2000), Santaella (2003), Hall (2006) e outros. Através da pesquisa bibliográfica ficou evidente a maior preocupação com a imagem e manutenção da beleza corporal por parte do sexo feminino, em virtude de uma maior cobrança sobre a mulher. A pesquisa de campo reafirmou essa questão e, os profissionais de Educação Física tentam a partir de suas aulas conscientizarem principalmente as alunas de que os corpos perfeitos são geralmente imagens manipuladas e, a busca desmedida da perfeição pode levar a doenças e lesões.
Descrição:
ALVES, Higo Franklym de Freitas. Educação física, mídia e corpo feminino: entre a teoria e a percepções de professores da Escola José Rocha Sobrinho. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.