dc.contributor.author |
Oliveira, Tânia Maria Lourenço de |
|
dc.date.accessioned |
2014-12-18T15:54:24Z |
|
dc.date.available |
2014-12-18T15:54:24Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-18 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 372.62 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6469 |
|
dc.description |
OLIVEIRA, Tânia Maria Lourenço de. Dificuldades de aprendizagem na aquisição da escrita, enfocando coesão e coerência. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Atualmente tem se evidenciado, de forma significativa, os estudos sobre a aquisição da linguagem escrita. No entanto, observamos que as práticas pedagógicas tem se distanciado dos propósitos atuais preconizados nos documentos oficiais, uma vez que muitos professores ainda utilizam-se de práticas tradicionais. O estudo desenvolvido tem como objetivo oportunizar a contação de história como instrumento de ensino para desenvolver habilidades de leitura e escrita, assim como analisar os elementos coesivos utilizados nas articulações das informações relatadas nas produções textuais do aluno. Durante o desenvolvimento da pesquisa teórica, o trabalho foi embasado nas idéias Luiz Carlos Cagliari, Vygotsky, Ferreiro e Teberosky, Antunes, Garcez e Silva, 1994 e outros autores que nos deram suporte teórico. Os textos analisados mostraram que os alunos já escrevem utilizando os recursos coesivos, muito embora, ainda repetitivos durante a escrita do texto e asseguram uma seqüencia lógica dos acontecimentos dos fatos na maioria deles. A pesquisa foi realizada com alunos do 5º ano do ensino Fundamental, que se apresentam como sujeitos atuantes e capazes, sendo o educador o mediador do processo de transformação ajudando-os a desvendar os mistérios da escrita. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Amasile Coelho Lisboa da Costa Souza |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Aquisição da escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso coesivo |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
Dificuldades de aprendizagem na aquisição da escrita, enfocando coesão e coerência |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |