UEPB - Repositório Digital

Dificuldades de aprendizagem na aquisição da escrita, enfocando coesão e coerência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Tânia Maria Lourenço de
dc.date.accessioned 2014-12-18T15:54:24Z
dc.date.available 2014-12-18T15:54:24Z
dc.date.issued 2014-12-18
dc.identifier.issn CDD 372.62
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6469
dc.description OLIVEIRA, Tânia Maria Lourenço de. Dificuldades de aprendizagem na aquisição da escrita, enfocando coesão e coerência. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente tem se evidenciado, de forma significativa, os estudos sobre a aquisição da linguagem escrita. No entanto, observamos que as práticas pedagógicas tem se distanciado dos propósitos atuais preconizados nos documentos oficiais, uma vez que muitos professores ainda utilizam-se de práticas tradicionais. O estudo desenvolvido tem como objetivo oportunizar a contação de história como instrumento de ensino para desenvolver habilidades de leitura e escrita, assim como analisar os elementos coesivos utilizados nas articulações das informações relatadas nas produções textuais do aluno. Durante o desenvolvimento da pesquisa teórica, o trabalho foi embasado nas idéias Luiz Carlos Cagliari, Vygotsky, Ferreiro e Teberosky, Antunes, Garcez e Silva, 1994 e outros autores que nos deram suporte teórico. Os textos analisados mostraram que os alunos já escrevem utilizando os recursos coesivos, muito embora, ainda repetitivos durante a escrita do texto e asseguram uma seqüencia lógica dos acontecimentos dos fatos na maioria deles. A pesquisa foi realizada com alunos do 5º ano do ensino Fundamental, que se apresentam como sujeitos atuantes e capazes, sendo o educador o mediador do processo de transformação ajudando-os a desvendar os mistérios da escrita. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Amasile Coelho Lisboa da Costa Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Aquisição da escrita pt_BR
dc.subject Recurso coesivo pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title Dificuldades de aprendizagem na aquisição da escrita, enfocando coesão e coerência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta